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Sandra Morais

Sensibilizar os alunos para a proteção da floresta: atividades simples, mas ricas de significado

“Proteger a vida terrestre” foi o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável eleito e os trabalhos envolveram os alunos de vários ciclos do Agrupamento de Escolas Rainha Dona Leonor, em Lisboa, com o contributo de diferentes disciplinas e convidados externos. O objetivo foi sensibilizar os alunos para a proteção da floresta e para as várias problemáticas que podem afetar os seres que a habitam, provendo a reutilização de materiais e evitando o desperdício.

A Escola não se cinge, nos dias de hoje, à tradicional transmissão de saberes entre o professor e os seus alunos. A participação da comunidade escolar, a articulação de conteúdos programáticos entre diferentes disciplinas e ciclos escolares e a inclusão de temas atuais e relevantes, trabalhados de forma criativa, motivante e abrangente, facilitam a aquisição de conhecimento e adicionam uma dimensão mais abrangente ao processo de aprendizagem dos nossos alunos.

Como professora de Ciências Naturais do 2.º ciclo, não me posso demitir da obrigação de complementar os conteúdos programáticos a lecionar com atividades que permitam adquirir conhecimentos sobre assuntos relacionados com o ambiente e sensibilizar para a adoção de comportamentos adequados com vista à sua preservação.

De entre os diferentes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos no programa, cada turma tem de selecionar um e desenvolver atividades com vista a alcançá-lo.

No ano letivo 2024-25, foi escolhido, pela minha turma, o ODS 15 “Proteger a vida terrestre” e foi neste âmbito que planeei articular atividades com diferentes disciplinas e ciclos, o que me levou a recorrer ao “Florestas.pt” como parceria externa.

Existindo no Agrupamento de Escolas Rainha D. Leonor, onde leciono, o projeto “É nosso convidado”, propus integrá-lo, igualmente, nas atividades a desenvolver. Este é um projeto que visa desenvolver a vivência, na escola, de uma cultura participativa entre pais, encarregados de educação, membros ativos da comunidade/sociedade, professores e alunos, através de um convidado que apresenta uma sessão e um tema de interesse social ou cultural, em sala de aula.

Tendo por objetivo principal sensibilizar os alunos para a proteção da floresta e para a importância deste ecossistema terrestre, foi desenvolvida uma atividade, em articulação com diferentes disciplinas, que consistiu numa construção, em representação de uma floresta, e na divulgação de medidas para a sua sustentabilidade, com recurso a materiais reutilizáveis.

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A construção exposta na Escola Eugénio dos Santos, do Agrupamento de Escolas Rainha Dona Leonor, assinalou o Dia Internacional das Florestas (21 de março).

Sensibilizar os alunos para a proteção da floresta de forma multidisciplinar

Através do projeto “É nosso convidado”, contamos com a participação de um avô – avô de um dos alunos – que ajudou a construir a floresta com materiais reutilizáveis. Demos-lhe o nome de “floresta geométrica” e aplicámos conteúdos das diferentes disciplinas:

– Na disciplina de matemática foram construídos sólidos geométricos, que constituíram as copas das árvores;

– Na disciplina de Ciências Naturais foi realizado um trabalho sobre a floresta portuguesa autóctone, que permitiu dar “voz” às respetivas árvores, fazendo a descrição das suas características;

– Na disciplina de Português foi feita a correção dos textos;

– Na disciplina de Educação Visual, os alunos estudaram “a cor”, tendo por base a mudança de cor das folhas das arvores, e, recorrendo a sobras de papel da reprografia, fizeram réplicas das folhas que foram recolhidas na escola;

– Na disciplina de Formação Cívica, os alunos dos 5.º e 6.º anos escreveram medidas de sustentabilidade sobre a floresta, que depois foram traduzidas para inglês no seu verso.

O 3.º ciclo participou também nesta atividade: os sétimos anos escreveram versos e poemas, uma vez que o Dia Mundial da Arvore / Dia Mundial das Florestas coincide com o Dia Mundial da Poesia; os alunos do 8.º ano escreveram medidas de sustentabilidade em inglês e os do 9.º ano em francês.

Momentos que marcam e expandem conhecimentos

O produto final resultou numa árvore construída com materiais reutilizáveis e com medidas de apelo à proteção das florestas, o que permitiu sensibilizar os alunos para as várias problemáticas que podem afetar este ecossistema e todos os seres que a habitam, provendo a reutilização de materiais e evitando o desperdício, ou seja, promovendo o valor da floresta.

A sessão ministrada pelo “Florestas.pt” foi uma mais-valia para a atividade, pois permitiu consolidar o ODS 15 “Proteger a vida terrestre” e expandir o conhecimento dos alunos sobre este tema.

A participação ativa da comunidade escolar e parceiros externos, conjugada com o desenvolvimento de atividades criativas e motivadoras, tendo por objetivo sensibilizar os alunos para problemáticas atuais, como por exemplo o meio ambiente, representam momentos que ficarão na memória dos nossos alunos e que permitem reforçar e expandir os conhecimentos que adquirem na Escola.

Julho de 2025

O Autor

Sandra Morais é licenciada em Ensino, na variante de Matemática e Ciências Naturais. Professora há 26 anos, leciona desde 2021 no Agrupamento de Escolas Rainha D. Leonor – Escola Eugénio dos Santos. Nesta escola, é a Coordenadora do Clube Ciência Viva, ume Clube formado com o intuito de motivar os alunos pela área das Ciências e promover, na escola, o seu envolvimento com os respetivos temas.

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