Propriedade
Portugal é um dos países europeus com maior percentagem de floresta privada, na sua grande maioria pertencente a pequenos proprietários: 84,2% de propriedades privadas e 13,8% em terrenos comunitários.
Cerca de 60% da floresta europeia (UE-28) é privada, segundo o Eurostat, incluindo-se neste valor áreas de proprietários privados e comunitários. Portugal lidera este ranking, com cerca de 97% da área privada, seguindo-se a Noruega com 80%, a Dinamarca com 76% e a França, Eslovénia e Suécia com 75%.
Biodiversidade
A noção de que o número de espécies tem vindo a reduzir-se, de que há inúmeras em risco de extinção e de que é preciso salvaguardá-las fez da biodiversidade um conceito usado repetidamente. Esta palavra, que surgiu apenas em 1985, tem ganho relevância nos últimos tempos, mas será que sabemos o que significa e temos consciência da sua verdadeira importância?
Indicadores Florestais
Como é a floresta nas regiões portuguesas? Qual a sua dimensão e que espécies predominam em cada uma? Que pistas poderão dar os dados regionais sobre os diferentes contributos e valores que provêm das florestas ao longo do país?
Indicadores Florestais
A floresta das regiões autónomas portuguesas tem características bastante diferentes, não só relativamente ao continente, mas também entre arquipélagos, sobretudo no que concerne às principais espécies.
Espécies Florestais
O pinheiro-bravo é a espécie resinosa mais abundante de norte a sul do país e, além do papel socioeconómico que desempenha, as suas características ecológicas foram determinantes na história e na paisagem portuguesas. Saiba porquê neste artigo em colaboração com Edmundo Manual de Sousa*.