Curiosidades
Os produtos da floresta assumem uma importância extraordinária na economia nacional. A madeira é a matéria-prima por excelência da floresta, dando origem a muitos produtos de utilização diária, como mobiliário ou papel.
Objetos à base de cortiça, como rolhas, estão também muito presentes no dia a dia. No entanto, a variedade dos produtos da floresta não se esgota por aqui.
Curiosidades
Além do mel puro que consumimos, este néctar das abelhas tem sido usado nas mais diversas receitas ao longo dos séculos. Entre elas estão várias bebidas de mel e com mel, algumas típicas do nosso país, como a poncha e o brandymel. Mais antigo é o hidromel, que se pensa ser apreciado há nove mil anos.
Curiosidades
Não se deixe enganar pelo tamanho porque o pinhão – proveniente do pinheiro manso e conhecido como “ouro branco” ou “caviar da floresta” – é mundialmente apreciado e uma presença indispensável na dieta mediterrânica. Em tempo de Natal, dê-se ao luxo e saboreie-o em receitas típicas desta época festiva.
Curiosidades
Coroas, grinaldas e centros de mesa são algumas das decorações de Natal em que o azevinho (Ilex aquifolium) é presença habitual. Mas de onde vem esta tradição? Descubra a origem, mas resista à tentação de colher azevinho para as suas decorações natalícias: a espécie faz parte das espécies protegidas em Portugal e a sua recolha é proibida.
Curiosidades
Considerado o “pulmão verde” de Lisboa, Monsanto é um dos grandes parques florestais que associamos à beleza e resiliência da floresta portuguesa – um reduto que resistiu ao crescimento da cidade – e muitos pensarão que sempre esteve ali, mas na verdade esta mancha verde tem pouco mais de 50 anos.
Árvores Monumentais
Símbolo da castanha na região beirã, estima-se que o gigante Castanheiro de Guilhafonso conte mais de 500 anos de história. Resultado da junção de dois castanheiros, a árvore foi recuperada há cerca de seis anos, quando corria o risco de secar. Em 2020 foi proposta para o concurso Árvore do Ano 2021.
Curiosidades
É assinalado de norte a sul de Portugal com magustos e outras tradições populares. Mas qual é afinal a origem do dia de São Martinho, dos magustos e dos ditados transmitidos de geração em geração que, todos os anos, em novembro, renovam a tradição das castanhas? Descubra mais sobre este dia festivo e aproveite algumas receitas para o comemorar de forma saborosa e saudável.