Ao contrário do que parece a quem vive nas vilas e cidades portuguesas, apenas 5% do nosso território está ocupado por construções – edifícios, estradas e outras infraestruturas. Os restantes 95% são florestas, campos agrícolas, matos e pastagens, lagoas e rios… Esta vastidão da paisagem é percetível, sobretudo, a partir de pontos elevados. Os baloiços panorâmicos e os miradouros suspensos por lá instalados são uma excelente forma de a descobrir.
Nos últimos anos estes equipamentos panorâmicos têm-se multiplicado, com dezenas de baloiços e miradouros inaugurados por todo o país. Alguns permitem-nos ficar a centenas de metros de altura, sobre serras e desfiladeiros, enquanto outros nos levam a recantos escondidos, entre bosques frondosos e águas correntes.
Uns e outros são um excelente pretexto para alargar horizontes e apreciar a grandiosidade e beleza destas paisagens que nos escapam no dia-a-dia. Eis algumas sugestões, em zonas mais montanhosas do Centro e Norte, entre caminhadas e mergulhos, em comunhão com a natureza.